Siga este blog também

Silas Malafaia não desiste!

Pesquisando notícias sobre igrejas e pastores na internet, uma delas me chamaou a atenção. Um vídeo de 24 minutos(!) aonde o Pastor Silas Malafaia pedia ofertas especiais para pagar uma dívida de um milhão e meio de reais. No seu programa de sábado ele dizia que precisava daquela quantia, de qualquer maneira, até a quarta-feira seguinte, ou seja, 4 dias depois.

No ano passado ele já havia utilizado a mesma estratégia, só que na época, embora o prazo fosse o mesmo o valor que ele “precisava” era bem maior: 4 milhões.

Desta última vêz, porém, ele foi longe demais ao utilizar passagens bíblicas totalmente fora contexto e com o sentido desvirtuado. Logo ele, que até um passado recente condenava veementemente aqueles que se utilizavam desta prática para ludibriar as incautas ovelhas.

No seu discurso recheado de arrogância, ele cita duas passagens bíblicas para convencer as pessoas de que Deus retribuiria com riquezas as doações feitas ao ministério dele: Provébios, 11:24-25 e II Coríntios, 9:10-11.

O texto de Provérbios diz:

24 – Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.
25 – A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.
Mas logo a seguir, no versículo 26, diz:
26 – Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende.

Não há, portanto, como estabelecer qualquer relação entre o texto bíblico e doações em dinheiro para que um pastor pague dívidas comerciais.

Mas eu quero me ater mesmo é na passagem bíblica de II Coríntios, que é a segunda passagem citada pelo pastor Silas: II Corintios 9:10-11

10 – Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
11 – Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.

Ora, o contexto em que a passagem acima está inserida começa no capítulo 8, cujo sub-título é: “A coleta para os cristãos pobres da Judéia”.

Como veremos abaixo, Paulo, ao pedir que os membros da igreja de Corinto contribuam para ajudar os irmãos da Judéia, cita as Igrejas da Macedonia como exemplo: II Corintios 8:1-5

1 – TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia;
2 – porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
3 – Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
4 – Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
5 – E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao SENHOR, e depois a nós, pela vontade de Deus.

Fica bem claro que tratava-se de igrejas ajudando igrejas, conforme Paulo esclarece: II Corintios 8:13-15

13 – Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão,
14 – Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade;
15 – Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.

Dentro deste mesmo contexto, Paulo diz, ainda:  II Corintios 9:6-12

6 – E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
7 – Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
8 – E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
9 – Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
10 – Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
11 – Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
12 – Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.

Se Silas Malafaia fosse um pastor pobre de uma igreja pobre, seria justo que algumas igrejas se reunissem e fizessem uma coleta para ajudá-lo.

Agora, um sujeito rico vir na televisão dizer que precisa de um milhão e meio em 4 dias e ainda torcer a Palavra de Deus para atingir seus objetivos é estarrecedor e só nos causa indignação e repúdio.

Gostaria que Silas Malafaia, provasse que as passagens bíblicas citadas por ele têm a ver com o fato de milhares de pessoas doarem dinheiro diariamente para uma única pessoa, com a agravante de que esta pessoa, mesmo sendo a única beneficiária das doações ainda se sinta no direito de estabelecer os valores de cada doação. Há igualdade nisso? Há beneficiencia nisso? Há louvor a Deus nisso?

Que Deus nos abençoe e nos guarde. E afaste de nós os lobos vorazes travestidos de cordeiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário