Siga este blog também

A Expocristã faliu, mas tudo bem, agora FIC com Mamom

A feira de negócios Expocristã, "carinhosamente" apelidada por nós de Expomamom por conta da ênfase da feira no lucro através da exposição e venda de artigos e serviços religiosos gospel, chega ao fim!
Coincidentemente, no mesmo ano em que a Expomamom deixa de existir (a alegação é o não pagamento de despesas do ano anterior, mas será que é só isso?), surge no horizonte ela, a FIC, ou Feira Internacional Cristã, cuja propriedade pertence à Geo Eventos que, segundo seu site, é "a plataforma de eventos ao vivo das Organizações Globo".

Mas ainda mais "coincidente" é que a Rede Globo começou no final de 2011, com a primeira edição do programa "Festival Promessas", uma aproximação com os evangélicos. Primeiro com a música, depois atraindo lideranças famosas e milionárias gospel e apoiando suas "marchas para Jesus" ao noticiá-las em seus telejornais.
Em 2013 a Globo já começou com uma grande façanha: unir numa mesma novela uma "bicha má" (meus aplausos para mais uma ótima atuação do Mateus Solano), um casal gay e uma periguete que virará uma crente fervorosa. Não se ouve um piu gospel a respeito da novela, afinal o que as lideranças ricas e famosas gospel pediram elas conseguiram: uma heroína crente. Aí o resto tanto faz, e até se esquece das ameaças de boicote gospel à novela anterior por conta do seu nome e enredo central, que aludiam a um santo católico, ou os anos e anos anteriores em que os evangélicos eram simplesmente ignorados pela emissora do plim-plim.
Mas tudo mudou. A Globo agora não apenas vê os evangélicos, como também pretende ganhar muito dinheiro com eles. E não basta chama-los para a frente da telinha, o negócio é ganhar também com a venda de música gospel e, agora, com realização de um mercado gospel.
"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará." - João 2:13-17
A FIC (com Mamom?) tem como slogan "um novo formato, uma nova missão". Se é novo, é porque tinha algo anterior. Dessa forma, nesse slogan os idealizadores da FIC (com Mamom?) admitem subliminarmente que tal feira veio mesmo para substituir a outra, a Expocristã (ou Expomamom). Seria mais uma "coincidência", ou será que os idealizadores da nova feira sabiam, ou até mesmo trabalharam, para que a feira anterior tivesse o fim que teve?
Não que estejamos com saudades, diga-se de passagem. Mas que intriga, intriga.
Alguém consegue imaginar Jesus Cristo, o Filho de Deus, O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores entrando na Expocristã ou na FIC e fazendo suas comprinhas gospel? Alguém imagina o Senhor matando sua sede com o "beijo de judas", a bebida sem álcool gospel que estava, entre outras, à venda na Expocristã? Ou comprando o gazofilácio "a prova de roubo", que evita que os necessitados tirem algum dinheiro que foi ofertado? Ou mesmo se admirando das gigantescas fotos dos pastores, apóstolos, paipóstolos, patriarcas e afins, e de músicos nos vários estandes? Ou correndo atrás desses mesmos líderes e cantores, e também dos políticos seculares loucos pelos votos da manada gospel, para lhes pegar um autógrafo ou mesmo tirar uma fotinha de recordação com seu ídolo?
FIC, um novo formato, uma nova missão. Dá nos nervos tentar descobrir qual a nova missão da nova feira-cristã-propriedade-de-não-cristãos. Mas dá para ter uma idéia, quando vemos que haverá dois congressos, sendo que um deles é o "Congresso de Carreira e Finanças Pessoais" [segundo o site, "Aprenda a administrar sua carreira e suas finanças pessoais com Max Gehringer e Luis Carlos Ewald (consultor de Finanças do Fantástico)"].
blog3
Ou seja, um dos congressos tem o assunto preferido de 10 em cada 10 pregadores e membros de igrejas da demoníaca e abominável Teologia da Prosperidade, a mesma teologia pregada pelos líderes que hoje apoiam a Globo em troca de aparições rápidas nos telejornais locais, a mesma teologia que propõe o contrário do que Jesus ensinou: não guardar tesouros na terra, mas antes disso distribuí-los entre os pobres, vivendo uma vida simples sem que haja necessitados na Igreja (essa com I maiúsculo).
O outro congresso será direcionado para as mulheres, com preletoras do naipe da Bispa Sonia Hernandes e Elizete Malafaia, cujos maridos são os expoentes nacionais da diabólica Teologia da Prosperidade e os atuais "amigos de infância" das Organizações Globo.
blog32
FIC. Um novo formato, uma nova missão.
Sei. Mas sei também que ladrão que rouba ladrão só tem perdão se realmente se arrepender e se humilhar diante Daquele que é o Único Digno de Adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário