Siga este blog também

Como roubar o povo usando o nome de Deus

Recebi de um amigo o link para um documentário a que assisti com tanta dor no coração que foi difícil ver até o final. Seu nome é "Marjoe", um filme de 1972 que recebeu o Oscar de Melhor Documentário. Conta a história de um pregador que, depois de usar o Evangelho por anos para enriquecer, decidiu abandonar a farsa e vir a público contar todos os seus esquemas, suas técnicas para enganar os fiéis e para simular a ação do Espírito Santo. Para quem ama o Evangelho, assistir a esse documentário entristece, deprime, enche os olhos de lágrimas. Pois fato é que, assim como o "evangelista" Marjoe Gortner, há muitos por aí que fazem o mesmo que ele, como o Silas Malafaia, Renê Terra Nova, Edir Macedo, Valdomiro Santiago e muitos outros. Graças a falsos pregadores como esse homem, que usam o nome de Jesus para faturar, os servos realmente tementes a Deus têm colhido o fruto da rejeição e da chacota do mundo.


Durante sua infância, os pais de Marjoe usaram o filho para arrecadar milhões de dólares como "pregador-mirim". Depois que alcançou a maioridade, mesmo sem ter fé ele continuou a fazer a única coisa que sabia e ganhou tanto dinheiro que conseguia "trabalhar" por seis meses e ficar seis meses de férias. Na época do lançamento do documentário, a distribuidora optou por restringir sua exibição no Sul dos Estados Unidos (região mais cristã do país) com medo da reação do público.
Não tenho muito a dizer, creio que o documentário fala por si. Apesar de ter sido feito alguns anos atrás é extremamente atual. Apenas peço que não julgue toda a Igreja pelo que você verá. Assim como há a banda podre, há o remanescente fiel. Compartilho esse documentário com a única intenção de despertar cautela e provocar reflexões, não para denegrir a religião verdadeira. A conclusão é que nem tudo o que reluz é ouro.

Sei que muitos têm dificuldade de assistir a um filme em inglês sem legendas.  Se você consegue assistir sem legendas, prefira o filme na íntegra. Caso contrário, a versão editada dá uma ideia do principal.

Que Deus tenha misericórdia de sua Igreja.

DOCUMENTÁRIO "MARJOE", VERSÃO EDITADA EM TRÊS PARTES, LEGENDADO EM PORTUGUÊS (25min)
http://youtu.be/s2VXcP7y6n4

http://youtu.be/jjiBCxv7aRM

http://youtu.be/Qly9PkR14eE

2 comentários:

  1. Gostei muito, realista. Os maus costumes nao mudaram desde aquela epoca...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. As praticas nao mudaram, desde aquela epoca. No caso, este Marjoe teve um pouquinho de vergonha na cara e largou mao disso tudo...

    ResponderExcluir