Anteontem, enquanto ia para ao centro da cidade, ouvi um senhor comentar bem alto após ler um daqueles folhetos colados em postes de iluminação com a promessa de fazer e desfazer qualquer tipo de “trabalho”: “Isso tudo é enrolação! Um amigo meu deu R$ 100,00 para um pai de santo para fazer a esposa voltar para ele e até agora nada, o idiota perdeu foi os R$ 100,00!” Confesso que, por dentro, também achei o cara citado um completo idiota, mas há pouco me achei um pouco idiota também, após ver uma propaganda no programa matinal da Assembléia de Deus do Bom Retiro.
E mais: se você não participou da edição do ano passado do evento, você pode comprar o avivamento e recebê-lo em sua casa!
A primeira pergunta que me passou pela cabeça: se esse é o nono congresso de avivamento da denominação, onde está esse avivamento que está sendo prometido a quem se inscreve há pelo menos 8 anos? O que São Paulo mudou nesse tempo? O que o Bom Retiro mudou nesse tempo? O que a igreja mudou nesse tempo? Ora, porque espera-se de um avivamento genuíno pelo menos uma mudança significativa no caráter individual e coletivo. Porém, tudo está como antes, ou até pior, se formos pensar bem.
A questão da venda do “avivamento” é tão explícita, que a inscrição no congresso é mais um “produto” do ADBRShop.
A propósito, o que as pessoas que comprarão o “produto” Avivamento Total receberão, de verdade? Avivamento, ou apenas uma maratona de pregações? E se for a segunda opção, não seria mais barato apenas e simplesmente visitar boas igrejas, onde com certeza a pregação seria de melhor qualidade da proporcionada no tal congresso, levando-se em conta as “estrelas” convidadas, e ainda por cima tudo sairia de graça? (pois não se engane: além dos R$ 50,00 da inscrição, em todas as noites do tal congresso serão levantadas ofertas da forma mais absurda possível, apelando para a fé e o amor dos fiéis a Cristo, e atrelando-as à obtenção de bênçãos especiais)
Ah, mas haverá o sorteio de um carro zero quilômetro!!! Aí a coisa muda de figura, né?
E por falar em estrelas, qual é o foco da propaganda do tal congresso? A mensagem de Cristo? Não! As “estrelas” do evento! Note que em nenhum momento fala-se em Jesus, em Deus, no Evangelho. Não fosse o nome da igreja que está realizando o evento, este poderia facilmente passar como um congresso de auto-ajuda. Jesus há muito deixou de ser o principal nas denominações: não se busca mais a Ele, mas aos seus “ungidos”, cada qual na sua especialidade – milagreiros, prosperadores, especialistas em assuntos de família, de cura, de abertura de portas, de libertação ou em profetadas. Assim, colocar o nome de Jesus na propaganda do evento não seria um bom negócio, pois o povão quer mesmo é ver os mesmos “ungidos” de sempre, passar algumas horas em êxtase emocional e voltar para casa com a alma lavada e o espírito de sempre, pronto para a volta do velho homem no final de tudo, afinal avivamento mesmo, esse está muito longe de acontecer e não é vendido por nenhum preço.
Esse é apenas um exemplo. Infelizmente, a grande maioria das denominações têm usado do mesmo artifício para inflamar seus eventos e aumentar seu caixa, seja na forma de congresso, noites de poder, vigílias do sobrenatural, cursos abençoadores. Cria-se a expectativa falsa de avivamento, as pessoas vão em um, vão no segundo, no terceiro, no quarto evento e, vendo que de verdade nada acontece, sua fé passa a esmorecer. Alguns até se desviam de Cristo, pois nesses eventos não se apresenta o verdadeiro Jesus, mas apenas promessas de vitória e poder, em nada diferentes às do pai de santo que vende seus “trabalhos” nos postes das ruas. No fundo, no fundo, vivemos um evangelho de macumbaria gospel, onde promete-se o sobrenatural a quem pode pagar (ou melhor, “tem fé suficiente”).
Onde fica o PROCON dos crentes, para a denúncia das denominações que não entregam os produtos que vendem a esse povo que não tem conhecimento da Palavra?
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