Siga este blog também

Bispo Macedo diz que bebe cerveja e a culpa é do Zé Pilintra!

Circula na internet um vídeo, que Edir Macedo, líder absoluto da grande multinacional religiosa chamada Igreja (sic) Universal do Reino de Deus, confessa durante uma de suas recentes pregações, que bebe cerveja e vinho sempre que tem vontade.

Não vou entrar no mérito do consumo moderado de bebidas alcoólicas por cristãos, para não correr o risco de desencadear uma guerra de opiniões na blogosfera cristã. A piada pronta aqui é que a “Seita Universal” alega com muito orgulho ter “libertado” milhares de pessoas do terrível vício do álcool, vicio este que seria trazido por uma entidade invocada na Umbanda e no Candomblé chamada de “Zé Pilintra”. Veja o que diz o seu best-seller “Orixás, Caboclos e Guias: Santos ou Demônios”:

“Já oramos muitas vezes por pessoas viciadas em tóxicos, bebidas alcoólicas, cigarro ou jogo, e na maioria dos casos, o responsável por tudo é o exu chamado "zé pelintra" ou "malandrinho" ou outro dessa casta” (MACEDO, Edir. Op.Cit.)

Tenho que confessar que depois das teologias de prosperidade, essa demonologia maluca é o que mais me causa pavor na doutrina neopentecostal. Sempre tive bronca disso: “O cara enche a cara de cachaça, e a culpa é do Zé Pilintra!”. Não duvido da influencia do maligno neste mundo, mas esta doutrina, tal como ensinada pela IURD, acaba por responsabilizar os demônios pelas açoes humanas. “A culpa é do encoxto”, dizem por lá.

Mas vamos deixar de lado o “Zé Pilintra” e falar um pouco do outro malandro, este sim, uma “entidade” poderosa do mundo das trevas! Se a gravação que circula na internet for verdadeira e o bispo estiver, de fato, entornando os canecos, de quem é a culpa dessa vez? Dele ou do Zé Pilintra? E se o tal “Zé” tiver mesmo “encoxtado” nele, será que tem macho suficiente na IURD para exorcisar o patrão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário