Siga este blog também

Vergonha de ser evangélico

Quando a Igreja Católica Romana tornou-se o que tornou-se no século 16, praticando absurdos como a venda de indulgências e outros desmandos, Lutero protestou afixando suas 95 teses na porta da igreja castelo em Wittenberg, Alemanha, a 31 de Outubro de 1517. Os católicos, para denegrir a imagem dos discordantes, cunharam o termo "protestante", em especial devido à grande manifestação de alguns Estados e príncipes alemães, em 1529, que protestaram contra decisões de caráter religioso, mas de motivação também política. Em contrapartida, os que seguiam a proposta reformadora do excomungado Lutero e seus simpatizantes começaram a usar o termo "evangélico", na época visto (veja você) como menos polêmico e que remetia a uma das características positivas de tudo o que a Reforma significou: o retorno à mensagem evangélica original. Lindo. O adjetivo "evangélico" é simplesmente lindo, pois nos define como aqueles que seguem o sagrado Evangelho de Jesus Cristo, as boas-novas do Deus encarnado, a graça do Cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo. Eis a essência do evangélico: abraçar o Evangelho e vivê-lo custe o que custar.

Até há pouquíssimo tempo, todo mundo sabia que "evangélico" é sinônimo de "cristão de tradição protestante", ou ainda "pessoa que segue o cristianismo segundo definido pela Reforma Protestante". Só que aí vieram os escândalos. Igrejas "evangélicas" neopentecostais espantando o país com todo tipo de prática espúria, Teologia da Prosperidade praticada por "evangélicos" sendo esfregada na cara do mundo, celebridades de vida mundana se apresentando como evangélicas, exorcismos praticados por "evangélicos" como shows, roubalheiras em nome de Jesus saindo na primeira página do jornal, "evangélicos" chutando imagens de santas, bancada "evangélica" no governo envolvida em mutretas e tramoias, artistas "evangélicos" usando o nome de Deus para enriquecer, eventos "evangélicos" infernizando o trãnsito e a paz das cidades, pastores-celebridades "evangélicos" atacando outros setores da sociedade em rede nacional de TV com agressividade... enfim, a lama voou para todo lado.

Os setores evangélicos sérios começaram a olhar isso tudo com espanto. De repente, o Evangelho passou a ser escândalo para o mundo não mais por sua mensagem contracultural, mas porque aqueles mais visíveis que se dizem seus porta-vozes passaram a praticar tudo às avessas do que se esperaria de um servo de Jesus. Hoje, basta qualquer não-evangélico ligar a TV sábado de manhã para ver "pastores evangélicos" vendendo unções em troca de R$ 900 - o que, é óbvio, é um tremendo absurdo e todos os que não são minimamente ingênuos percebem isso. Um ateu hoje liga a TV e assiste a "pastores evangélicos" aos berros contra gays, ofendendo e atacando. Sem entrar pelo mérito, aos olhos da sociedade aquele indivíduo representa todos nós e, se ele é tão agressivo e estúpido na hora de falar, todos devemos ser. E quando nos apresentamos como evangélicos somos automaticamente associados a esses ensandecidos empresários da fé e... sentimos vergonha, lógico. Quem não sentiria?

O não-evangélico hoje liga na TV cuja dona é uma igreja "evangélica" e assiste a reportagens denunciando... outras igrejas "evangélicas". Não é preciso ser um gênio para ver o que está por trás daquilo: dinheiro e poder. O não-evangélico liga a TV e assiste a um Festival de música "evangélica" onde os artistas são iguaizinhos aos artistas do mundo, fazem tudo igual. Mas em nome de Jesus, claro. E isso é escândaloso para quem tem o mínimo de senso crítico, pois fica estampado em verde e amarelo que aquilo ali é apenas uma jogada para venda de CDs da gravadora pertencente à mesma organização que a emissora de TV.

Para piorar, entra o fenômeno da celebridade em ação: como esse punhado de pouquíssimos pastores são vistos como a quarta pessoa da Trindade por milhares de pessoas, começaram a arrebanhar um povo que somou-se a eles nesse discurso que partiu de razões pessoais e tornou-se o evento social e antropológico que estamos analisando aqui.

Em resumo: alguns que se dizem "evangélicos" e estão mais visíveis aos olhos do mundo acabaram fazendo o mundo associar todos os evangélicos a eles. Ao que eles fazem. Ao jeito como falam. Aos seus interesses visivelmente interesseiros. A tudo de mais horrível, réprobo e pecaminoso que representam. Outros, que tomaram atitudes ou inventaram teologias que contrariam a Bíblia foram rejeitados pelos evangélicos que viram o absurdo que há no que praticam e pregam e arrastaram consigo montes e montes de fãs com seu discurso "antievangélico". Hoje são figuras tristes, que chamam irmãos na fé de malditos e filhos do Diabo ou se portam como moleques de rua.
E, adivinha só? O mundo vê tudo isso. Sabe para quem sobrou? Para mim e para você, meu irmão evangélico. E de repente, muitos passaram a sentir vergonha de ser associados a toda essa baixaria, abrindo mão de uma definição belíssima historicamente, que define não o que os canalhas da fé são, mas o que Jesus plantou e Lutero, Calvino e outros resgataram - e que transformou a História da Igreja.

Ser evangélico, então, é seguir o Evangelho de acordo com a doutrina fundamental resgatada por Lutero, Zwinglio e Calvino, que traz em si como pontos fundamentais a prioridade das Escrituras, a justificação pela fé e o sacerdócio universal dos cristãos. É o que eu sou. E vou brigar pelo direito de me definir pelo que sou.

Se há aqueles que usam o Evangelho de Jesus como fonte de lucro, trilhando um caminho de escândalos e de práticas antibíblicas, cabe a nós, que nos consideramos fiéis ao Evangelho e que renegamos essas práticas, deixar claro que eles saíram de nós mas não eram de nós.
Não vamos deixar meia-dúzia de falsos "evangélicos" denegrir o Evangelho. Vamos denunciar seus erros e suas práticas apócrifas. Vamos denunciar seu comportamento e suas ideias como algo estranho ao nosso corpo. Vamos purgar o mal que está em nosso meio pela proclamação da verdade que denuncia a mentira.  Postar-se de queixo erguido na porta da frente, de peito aberto, e assumir quem somos e quem eles são e que não compartilhamos da mesma fé... essa sim é a resposta.

2 comentários:

  1. E AINDA MAIS AGORA QUE VEM A TONA A LIDERANÇA CRISTA DE TODAS IGREJAS EVANGELICAS ENVOLVIDOS EM MAÇONARIA , FIM DE CARREIRA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou cristã, não me denomino como evangélica porque tenho vergonha destas instituições que lavam dinheiro para pastores milionários! Congrego na minha casa com minha família e irmãos na fé! Algumas instituições são piores que outras, mas todas, vivem na lei e não na graça! Eu sou livre em Jesus!! Aleluia!

      Excluir