Siga este blog também

Festival Promessas e o Mercado Gospel

 

O "pastor" Silas Malafaia em sua palestra durante a premiação do festival disse que os internautas são recalcados invejosos. Disse, ainda, "Não interessa se eles têm interesse comercial, nosso interesse é Reino. E outra, se os cantores se vendessem pra Globo, todo mundo seria da Som Livre, ninguém seria da Central, da MK, da Sony…" e "O apóstolo Paulo falou que importa é que o evangelho seja pregado. Pode ser por contenda, por porfia, até por escândalo, não importa".

Ok, não quero perder muito tempo rebatendo o que este senhor diz. No entanto, apesar do apóstolo Paulo ter dito isto mesmo (Fp 1.15-18), deem uma olhada mais apurada no contexto. Paulo está falando que CRISTO está sendo pregado. Enquanto Paulo estava preso, alguns pregavam CRISTO, achando que poderiam fazer com que ele ficasse triste ou enciumado. Mas Paulo não se abala, pois o objetivo estava sendo cumprido de qualquer maneira: a pregação de CRISTO.

Aí você me pergunta: Por que tanta ênfase na palavra CRISTO. Ora, você acha mesmo que é a mensagem da Cruz de Jesus Cristo que está sendo pregada? Você acha que é a mensagem do Reino de Deus sobre os homens que está sendo pregada? É a mensagem de que todos somos pecadores, mas que em Cristo Jesus, mediante a fé e arrependimento somos aceitos pelo Pai?

Conheço pessoas maravilhosas, cristãs de verdade, que compareceram ao "show". Acho até que Deus pode abençoá-las, pois Ele é misericordioso. Mas não posso me calar, ser desonesto com o que vejo à minha volta. Não posso fingir que não percebo nada.

O que vejo neste festival é um desfile de egos. Vejo artistas que querem fazer fama. Não há nada errado em ser famoso, eu sei disso. Mas o que percebo são ministérios lutando para mostrar o quanto são abençoados, o quanto são prósperos.
Não consigo me adaptar a esse "evangelho tabajara", como diria o pastor Marcos Botelho.
Que pregação triunfalista é essa? Quem os ensinou a pregar assim?
Acho que sei quem os ensinou a pregar assim: nós mesmos. Isso, nós que não aguentamos a mensagem da cruz. Nós que não estamos dispostos a negarmos a nós mesmos. Nós que não estamos dispostos a sermos perseguidos por declarar aos poderes deste mundo que há um Rei Supremo, e que chegará um tempo, e que agora é, que esse Rei há de reinar!
Veja o que estou dizendo: "Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério." - (II Tm 4.3-5)

Na outra ponta da corda, vejo a grande mídia, nesse caso representada pela Globo. Você acha que eles estão interessados em Reino de Deus? Não estou dizendo que a Globo é satânica, como inúmeras pessoas gostam de dizer por aí. Estou dizendo que a Globo é uma empresa, e o negócio de qualquer empresa é ganhar dinheiro. Nada de errado nisso, a priori.
O que a Rede Globo percebeu é que o meio gospel é muito promissor no Brasil e, por isso, decidiram explorar esse nicho de mercado.

Agora eu te pergunto: é isso que você quer ser? Massa de manobra de líderes religiosos inescrupulosos? Você quer fazer parte de uma geração tão perversa e consumista, que permitiu até mesmo que o evangelho virasse produto? É isso o que você é, um nicho de mercado? Basta!

O evangelho de Jesus não é produto de consumo! É o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê! A mensagem de reconciliação entre Deus e o homem deve ser pregada pelos que realmente servem a Deus. E estes, meu amigo, continuam a fazer seu trabalho, como sempre o fizeram desde o início da Igreja de Jesus.

Não, eu não vou me dobrar ao deus deste século. Mamon não terá minha alma. Minha porta e meu caminho são Cristo. Ainda que uma porta pequena e um caminho estreito. Ainda que poucas pessoas por ela entrem, meu caminho é o evangelho da paz de Jesus Cristo.

Não vou me associar a ímpios para "pregar o Reino" como propõe o "pastor" Malafaia. O poder para pregar vem do Espírito Santo, não de belas estratégias de marketing ou de grandes ajuntamentos de uma massa abobada.

Muitos usam este texto para falar sobre casamento, mas ele nos serve de maneira geral, vejam:
"Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo." (II Co 6.14-16a).

Leia agora na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: "Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas?" (II Co 6.14)

Como creio que deve ser aquele que quiser pregar a mensagem: Deve andar como Ele andou. Deve pregar a mensagem de JESUS CRISTO e não a sua própria. O verdadeiro ministério aceito por Deus é aquele onde Jesus cresça e os egos diminuam. A verdadeira religião que Deus aceita é assistir as viúvas e os órfãos em suas necessidades e guardar-se da corrupção deste século.

Para finalizar, um texto de um profeta menor, praticamente desconhecido: "Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!" (Amós 5.23,24)

Minha oração é para que as pessoas a quem Deus chamou, se por acaso estiverem adormecidas, despertem para experimentar da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário