Siga este blog também

A simplicidade teológica do século XXI: um manual prático


Surge um novo fenômeno, o neo-cristianismo. Esses grupos que eram chamados de neo-pentecostais, não se encaixam de forma alguma em qualquer padrão de cristianismo que eu tenha conhecimento. Logo, precisam de uma nova nomenclatura.


Não vejo Cristo nem salvação nesses programas de TV. Não que não haja, há. Mas de forma muito diferente da que é pregada em igrejas históricas com teologias formuladas na época da reforma.
Veja a teologia sistemática desse novo cristianismo ou nosso movimento Gospel. Esse compêndio cabe em uma folha de papel, é simples para qualquer pessoa entender, vamos a ele:

Cristo: O mediador da benção.

Benção: todo e qualquer bem material ou físico que você deseje.

Sofrimento: afastamento da benção

Pecado: algo ruim, que te separa da benção.

Oferta: meio para convencer Deus a te abençoar. Também pode ser o caminho entre você e benção.

Pastor: aquele que diz o que você deve fazer para alcançar a benção.

Bíblia: manual (não autoexplicativo) sobre o modo de conseguir a benção. Também pode ser um punhado de versículos com temas como vitória, benção e jubilo. Observação: não se pode ler mais que um parágrafo de cada vez.

Diabo: aquele que quer te separar da benção.

Demônios: enviados pelo diabo para te impedir de contribuir com a igreja e impedir seu sucesso.

Inferno: de onde vem o diabo e seus demônios e para onde irão todos aqueles que não conseguem a benção.

Igreja: (1) desde que seja a certa, o lugar onde você leva a oferta, recebe a benção e volta pra contar depois. (2) propriedade do seu líder.

Cristãos: (1) Os que recebem a benção. (2) Os que ainda vão receber a benção.

Um comentário:

  1. muito bom, mas este é só o prefácio ou o credo faltam os desdobramentos como as quebras de maldições, os amuletos consagrados, as campanhas para levar fundos milhonarios, os tulos de apóstolos, bispos e patriarcas, etc, etc, etc, é simples e não é. a pluralidade de opiniões é tão grande que é quase impossível encontrar unanimidades exceto no quesito contribuições.

    ResponderExcluir