Siga este blog também

O SENHOR é meu pastor e nada me faltará?

É muito interessante como em muitos momentos fazemos uma leitura tendenciosa da Bíblia. Olhamos para alguns textos e interpretamos conforme os desejos do nosso coração e não conforme o que Deus quis nos comunicar. Esse é um dos grandes riscos de ser apenas um leitor superficial da Bíblia e não um que medita e estuda com profundidade seus textos.


Um dos textos mais famosos da Bíblia, sem dúvida, é o Salmo 23. Nele encontramos palavras magníficas de consolo que nos mostram o cuidado do Pastor Supremo pela vida de Suas ovelhas. Esse Pastor é identificado logo no inicio como o SENHOR, ou seja, o Todo Poderoso criador e sustentador de tudo que existe. Ele é quem pastoreia a ovelha do salmo.

Alguns têm feito desse Salmo uma base para suas pregações de prosperidade financeira ou de exigências para com Deus de uma vida “abundante” que se dá, é claro, através do conforto financeiro. O principal argumento é que “O SENHOR é meu pastor e nada me faltará”, ou seja, se Deus é o meu pastor, e ele diz que nada faltará, então, logo, posso exigir essa “promessa” de Deus em minha vida. Assim, não devo passar necessidade de nada, devo ser levado a “pastagens verdejantes e águas de descanso”. Assim deve viver o servo de Deus, insistem alguns, com total abundância daquilo que desejar o seu coração (pois a Bíblia diz isso).

A descrição acima é característica de uma leitura tendenciosa, superficial e adaptada aos desejos humanos. Vejamos:

O SENHOR é meu pastor e nada me faltará?

O verso está correto, o olhar humano cheio de carnalidade visto acima é que não. Nada me faltará? Sim, não me faltará nada daquilo que o Pastor Supremo achar que preciso como “ovelha”. O texto não afirma que a vida da ovelha será um “mar de rosas” de abundância financeira, mas que a vida da ovelha estará sendo cuidada pelo Pastor apesar de qualquer coisa.

Assim, posso afirmar sem medo que não faltarão águas de descanso e boas pastagens, mas também não faltarão pastagens ruins. Não me faltarão as correções, as dificuldades, as dores e os momentos tristes, mas também não me faltarão os momentos alegres, de riso, de descanso, de paz. Não me faltará o choro e nem a alegria. Não me faltará o “vale da sombra da morte”. Certamente, nada me faltará! Nada daquilo que o Pastor determinar como bom e necessário pra mim faltará.

Porém, naquelas coisas mais difíceis, dolorosas e não tão prazerosas, o Pastor Supremo estará comigo e me guiará de forma que finalmente eu seja uma ovelha conforme ele deseja. O meu desafio como ovelha é continuar firmemente focado em meu pastor e andando segundo a Sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário