Siga este blog também

Escândalos, prisoes de Edir Macedo, um histórico da seita Universal do Reino de Deus.

Edir Macedo é um grande empreendedor da fé. Desde que fundou a Igreja Universal do Reino de Deus em julho de 1977, enriqueceu e se converteu no líder absoluto de um dos maiores grupos religiosos do país. No ano passado, a igreja contabilizava, somente no Brasil, mais de cinco mil templos, treze milhões de fiéis e quase 15 mil pastores.

Sociedade com RR Soares

Edir iniciou sua carreira ministerial na Igreja Pentecostal de Nova Vida, ao lado do bispo Roberto McAlister, seu “pai” espiritual. Após algum tempo nesta denominação, se separou de McAlister e levou consigo o cunhado, Romildo Ribeiro Soares, para fundar sua denominação. Anos mais tarde, Romildo Ribeiro - ou RR Soares, se preferir - se separou de Edir para fundar a Igreja Internacional da Graça de Deus. Se examinarmos atentamente a doutrina pregada em ambas denominações, perceberemos que estas duas gigantes neopentecostais pouco diferem entre si. Ambas pregam a teologia da prosperidade, enfatizam exorcismos e pedem ofertas exorbitantes. São como galhos que procedentes de um mesmo tronco.

Fundação, construções e megalomania

A Igreja Universal do Reino de Deus nasceu no dia 9 de setembro de 1977, inicialmente com o nome de Igreja da Bênção, em um galpão na Avenida Dom Helder Câmara, no bairro de Del Castilho, Rio de Janeiro. Neste lugar está atualmente o maior templo da America Latina, com 45.000 m2 de área e uma arquitetura de vanguarda.

Mas em breve o templo da Av. Dom Helder Câmara ocupara o segundo lugar deste ranking, pois o líder da IURD já anunciou o início das construções da réplica do Templo de Salomão, no bairro do Brás - São Paulo. Este será ainda maior que a Catedral da Fé, o Templo Maior em Del Castilho, e terá capacidade para 11 mil pessoas. Segundo o prefeito Gilberto Kassab, o empreendimento logo se converterá em atração turística da cidade. Suas dimensões revelam ousadia deste empresário da fé: 126 metros de comprimento por 104 metros de largura, medidas que ultrapassam o tamanho de um estádio de futebol. O prédio terá a altura de um edifício de 18 andares. O valor estimado da obra é de 350 milhões de dólares.

“Nós encomendamos o mesmo modelo de pedras de Jerusalém que foram usadas por Salomão, pois vamos revestir as paredes do templo com elas. Nós queremos que as pessoas tenham um lugar bonito para buscar a Deus e também a oportunidade de tocar nessas pedras e fazer orações nelas”, disse Macedo, dando a entender que o simulacro continuará sendo o carro chefe da instituição.

Prisões e outros escândalos

No ano de 1992, Macedo foi acusado pelo ministério público de charlatanismo, e esteve 15 dias na prisão. Além deste episódio, o líder da Igreja Universal e sua instituição já estiveram envolvidos em vários escândalos. Listamos abaixo algumas das acusações que repercutiram nas últimas duas décadas:

Estelionato - Em 1992, o Ministério Público denunciou Edir Macedo por "delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular". Ele ficou preso por 15 dias, mas livrou-se das acusações e investiu na expansão da Record. A foto de Macedo na prisão virou capa de sua biografia autorizada "O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo", editada em 2007.

Sonegação Fiscal - Em julho de 2005, João Batista Ramos, um dos principais dirigentes da igreja, foi preso em Brasília antes de embarcar para São Paulo com sete malas de dinheiro, num valor total de R$ 10 milhões, e acusado de sonegação fiscal.

Importação fraudulenta - Em fevereiro de 2006, a 4ª Vara da Justiça Federal de São Paulo aceitou denúncia contra Edir Macedo e outros seis diretores da emissora acusados de importação fraudulenta de equipamentos para a TV e uso de documentos falsos. O processo foi iniciado com uma fiscalização feita pela Receita Federal em 1998 em um lote de aparelhos para radiodifusão avaliado em R$ 4,4 milhões. Para a Receita, não havia comprovação de que o material tivesse sido comprado legalmente no Brasil ou no exterior.

Falsidade ideológica e lavagem de dinheiro - Em outubro de 2007, com base em uma denúncia do ex-deputado estadual Afanasio Jazadji (DEM), a Polícia Federal abriu investigação sobre Macedo pela suposta prática de crimes de falsidade ideológica, contra a fé pública, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia, o líder da Universal teria se apropriado de recursos da igreja para formar patrimônio pessoal em empresas de comunicação.

Concessão de emissoras - Em dezembro de 2008, reportagem publicada na Folha de S. Paulo apontava que Macedo era o maior detentor de concessões na mídia eletrônica brasileira, com 23 emissoras de TV, entre elas a geradora da Rede Record, e 40 de rádio. A extensão financeira do conglomerado, registrada no paraíso fiscal de Jersey, no Canal da Mancha, serviria para esquentar os dízimos recebidos pela Universal.

Teologia da Prosperidade e sincretismo

Filha da Igreja Pentecostal de Nova Vida e mãe de outras igrejas neopentecostais, a IURD é conhecida principalmente por suas grandes campanhas financeiras. Nelas, podemos ver toda sorte de apelo financeiro com viés emotivo, sempre motivado pela “convicção” teológica de que é preciso dar para receber. Assim, muitos incautos acabam caindo no conto do pastor e doando vultuosas somas em dinheiro com a esperança de conquistar algum bem material. Os pedidos são motivados também pela leva de testemunhos que geralmente afirmam “eu era miserável, hoje sou empresário”, mas àqueles que não recebem a almejada bênção obviamente não é dada oportunidade para discursar no programa de TV. Estes são acusados de não possuir fé necessária para o milagre e quase sempre ignorados.

A igreja também abusa dos ícones e do simulacro, vendendo rosas ungidas, óleo de Israel e água abençoada. É possível ver ainda um alto grau de sincretismos com cultos afros, dos quais importou o banho de sal grosso, arruda e alecrim, as sessões de descarrego, as libertações de “encostos” e entrevistas aos supostos demônios, os quais sempre aparecemnos programas da IURD e conversam com os pastores como se fossem velhos compadres. Toda esta liturgia pode parecer absurda ao leitor, porém é exatamente esta maneira diferente e agressiva de pedir dinheiro e assimilar práticas de credos diferentes que tem garantido o sucesso da igreja. Nas palavras do bispo: "ou dá, ou desce!"

Repúdio pela liderança evangélica

Apesar dos seus esforços para figurar entre as igrejas evangélicas, a IURD é quase que unanimemente considerada um movimento pseudocristão. Recentemente, o supremo concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil se pronunciou acerca da Igreja Universal, a qual classificou como seita. Dom Robinson Cavalcanti, bispo anglicano, se referiu ao grupo nestes termos:

“A minha conclusão serena é que a Igreja Universal do Reino de Deus não é uma Igreja protestante ou evangélica, por não ter nenhuma relação teológica, confessional ou ética com qualquer das expressões da Reforma, mas se constitui em uma seita para-protestante (muito menos protestante do que a Congregação Cristã no Brasil), porém não uma seita para-cristã como as Testemunhas de Jeová, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, os Mórmons ou a Ciência Cristã [...] O problema é que a Igreja Universal do Reino de Deus se apresenta como "evangélica" confundindo o já esfacelado e caótico quadro das Igrejas reformadas entre nós, e infiltrando suas crenças e práticas exóticas entre os nossos membros mais desavisados”

Parabéns ao irmão Leonardo Goncalves pelo excelente artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário