Siga este blog também

Horoscopo Gospel

Se você é evangélico, provavelmente já passou pela seguinte situação: "Irmão, tira uma Palavra aí pra mim". Aí você vai, abre a Bíblia em qualquer lugar e lê o primeiro versículo que o olho enxerga. Existem ainda as famosas "caixinhas de promessas", que contém vários cartõezinhos com os versículos mais agradáveis, para que quando você consulte a caixinha, sempre leia algo agradável.

Agora, eu perguto: É correto fazer da Palavra de Deus, um horóscopo gospel?

A Bíblia Sagrada é o maior livro da história da humanidade, pois contém a revelação de Deus para o homem. É um livro que conta a história de um Deus que se relaciona com a sua criação, contém a história inicial da humanidade, a entrada do pecado, a escolha de um povo separado por Deus, a redenção em Cristo Jesus, a história dos primeiros anos da Igreja, o fim dos tempos.

Como podemos reduzir tão maravilhosa revelação a uma "roleta-russa"? Como podemos tentar reduzir milênios de literatura em um único versículo?

Pois bem, imagine que alguém esteja desesperado por conta de algum pecado cometido e resolva "tirar uma palavra". Digamos que por um infortúnio ele abra no seguinte versículo: "Então Judas jogou o dinheiro para dentro do Templo e saiu. Depois foi e se enforcou." - Mateus 27.5. Quer dizer então que Deus deseja que esta pessoa se enforque? Não posso crer nisso.

A Bíblia é um livro maravilhoso e à medida em que nos aprofundamos nele vamos tendo maior conhecimento sobre Deus e sobre nós mesmos, e deste modo, naturalmente, passamos a entender melhor as situações da vida e aprendemos a tomar as melhores decisões, baseadas neste tão nobre conhecimento.

Sempre que nos aproximamos das Sagradas Escrituras temos que entender que se trata de um livro milenar, com sabedoria ímpar, escrito por várias pessoas diferentes. Seria no mínimo medíocre ler apenas um versículo ao acaso.

Podemos sim, ler alguns trechos, desde que saibamos interpretá-lo em seu devido contexto e retirar a devida aplicação para nossa vida. Existem ótimos livros devocionais, como o Pão Diário, que a cada dia do ano, trás uma saudável reflexão, baseado em um trecho bíblico.

Se você já praticou ou pratica este tipo de "leitura" da Bíblia, lhe oriento a lê-la integralmente, e nortear sua vida pelos valores pregados por Jesus e os apóstolos no Novo Testamento, isto sim, fará diferença em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário