Siga este blog também

Que tipo de cristão é você?

Fé, sem dúvida é uma palavra da moda. “É preciso ter fé...” tantos dizem. Já outros afirmam que ”sem fé não se chega a lugar nenhum”. Mas a verdade é que ninguém vive sem fé, todos cremos em muitas coisas e em uma quantidade enorme de pessoas e conceitos. Seja na ciência ou mesmo em nossos pais, crer em alguma coisa ou acreditar em certas informações são a base da nossa vida prática. Mas até onde vai a sua fé? O que você está disposto a fazer por aquilo que você crê? Pensando nisto gostaria de refletir sobre três ‘personagens’ na história de Cristo e ver com quem sua fé mais se identifica.

O primeiro personagem é o povo, sempre presente em todas as histórias bíblicas; é o personagem inconstante - hoje quer uma coisa, amanhã exatamente a contrária. No domingo de ramos diz: “bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mt 21;9) e na sexta-feira da paixão, eles, porém gritavam: Crucifica-o! Crucifica-o! (Lc 23;21). Num dia estão prontos a fazer de Jesus rei, no outro o esbofeteiam e cospem.

O segundo é Pilatos, o governante da província da Judéia; a Bíblia conta que ele, com medo do tumulto e assustado pela advertência de sua esposa, apenas lavou as mãos — literalmente — e mesmo sabendo que Jesus era inocente o entregou à cruz, atendendo ao pedido do povo, inflamado pelos sacerdotes (Mt 27;24). Ele acreditava em Jesus, mas não tinha compromisso, não se envolveria na causa de Cristo.

O terceiro personagem é Maria, a mãe de Jesus; ela viu tantos milagres como o povo, e obviamente acreditava na inocência de Jesus, como Pilatos, mas diferentemente dos outros dois personagens, mesmo assustada muitas vezes — afinal ela era virgem quando achou-se grávida pelo Espírito Santo (Lc 1;29) — Maria manteve-se firme. Desde a primeira oportunidade sujeitou-se ao filho que também era seu Senhor, reconhecendo que somente pela vontade dele a tristeza por uma festa de casamento mal sucedida podia ser revertida (Jo 2,3). Maria seguiu Jesus de perto por todo o seu ministério, em toda a via crucis e ainda pouco antes de sua morte, ali estava ela junto à cruz (Jo 19;25), atenta, sem medo ou vergonha de ouvi-lo e obedecê-lo.

Em qual desses personagem você se vê? Interessado mas inconstante? Conhecedor, mas descompromissado? Ou servo atento e obediente? Até aonde vai a sua Fé? Um fim de semana? Um susto ou tumulto? Ou ela te leva à cruz, à sua CRUZ?

2 comentários:

  1. Pastor! me envergonho, mas tenho que admitir que me sinto como o primeiro personagem, interessado mais inconstante. Mas confesso que já fui pior, há bem pouco tempo atráz não tinha interesse algum. Hoje frequentando a Igreja Bíblica Semear e vendo suas pregações, mesmo sendo eu um homem cheio de defeitos e falhas sinto que estou me tornando um ser humano melhor. Estou melhorando como gente! às vezes quando me deito e começo a pensar no que fui, vejo o tempo que perdi na vida, como fui infeliz e fiz pessoas que eu amava infelizes e fico triste e arrependido por não ter procurado conhecer este Cristo maravilhoso antes. OLha que não foi por falta de oportunidades. Minha mãe me falou dele durante 12 anos. Muitas vêzes alegando não vêr direito ela pedia para eu ler a biblia pra ela, as vêzes eu dava uma desculpa para não ler, outras vezes lia sem nenhum zêlo, sem nenhuma reflexão como se a Biblia fosse um livro qualquer! Agora eu posso ver, que ela queria o melhor pra mim, pois a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa é aceitar Jesus Cristo como seu legítimo salvador e guardá-lo dentro do coração. Hoje sei que Jesus Cristo está mudando minha vida, e com todas as minhas limitações estou encontrando nele base, capacidade, dicernimento e crescimento espiritual para que eu possa serví-lo como um verdadeiro cristão e um dia ser como Maria e não ter mêdo nem vergonha de ouví-lo e obedecê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Amado Renato,fique firme na fé. Leia a Palavra. Peça ao Espírito para iluminá-lo. Leia sem temor. Discirna tudo à partir de Jesus e da Encarnação. Jesus em Seus ensinos e na interpretação deles em Seus próprios atos, é a chave para se ler e aprender o que é a mensagem a ser pregada. Faça isto com alegria e seu coração sempre estará cheio de amor. Sem amor não há ministério. Todas as causas da religião não valem o amor. Mas todas as causas do Evangelho valem a vida.

    ResponderExcluir