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Globo, Gospel e Silas Malafaia: o rei, o príncipe e o bôbo

Silas Malafaia é uma realidade no cenário evangélico no Brasil. Pastor, psicólogo, e de talento empresarial, Silas tem se revelado nos últimos anos um exímio estrategista. O homem de duas faces (com bigode e sem bigode) parece ser descendente de uma espécie rara de camaleão.

Minha indignação com este cidadão possui tamanha amplitude pelo fato de antes ter acompanhado e aprovado seu ministério – isto, claro relacionado ao antigo Silas, aquele de voz coerente e que abominava a teologia da prosperidade e outras heresias.

Sinceramente não consigo conceber que vida ministerial e poder consigam viver em harmonia. O ser humano raramente administrará a ganância do seu coração! (Mt 6.19-21). Contudo Silas vem ganhando espaço, e além de seu potencial bélico evidenciado por sua astúcia, ao que parece, projeta uma verdadeira estratégia de ataque para deter em suas mãos a maioria evangélica no país.

Sua estratégia não se esconde debaixo de sete chaves. Meses atrás revelou seu grande alvo: chegar à Globo! Entretanto de uns tempos prá cá ele já deu fortes indícios de que é um verdadeiro camaleão.

Conhecido antes por sua postura de total aversão a teologia da prosperidade e americanismo gospel, em 2009, de olho no lucro, manutenção e ampliação de seu programa televisivo, passou a pedir R$ 900,00 por fiel (que segundo o pastor americano Morris Cerullo, era devido o ano ser 2009) – em 2011 o valor sofreu reajuste, agora R$ 911,00, alegando ser o valor correspondente ao ano de 2011- Pura picaretice!!

Quem lembra da última eleição presidencial (2010) onde Silas desistiu de apoiar a candidata Marina Silva (PV) para abraçar os Tucanos sob desculpa de que as “posturas pessoais” desta sobre determinados temas não eram seguras, corajosas e coerentes, divergindo com suas convicções religiosas? Dizia ele em seu micro-blog: “Sai do muro irmã”! – Coisa que ele até hoje não fez ao querer servir a Deus e a mamon!

Ainda em 2010, se convencendo de sua independência, se desligou da CGADB e legitimou sua denominação Vitória em Cristo a qual ambiciona torná-la numa gigante no cenário nacional.

Para alcançar seus fins, Silas é capaz de tudo, como por exemplo, vender indulgência moderna. Em uma das suas piores performance induziu os desempregado e os que pagam aluguel que oferecessem uma semente, de abril até dezembro, em forma de "trízimo", em prol do sonho da casa própria e de outros recursos - um toma lá dá cá em nome de Ge$$ui$. Um verdadeiro assalto e manipulação das mentes humildes e ingênuas.

Quando na defesa da PL 122, criticou os cantores do gospel, acusando-os de omissos e descompromissados, contudo, numa virada de jogo, sendo oportunista e estrategista voltou a defendê-los quando Edir Macedo deu declarações polêmicas chamando-os de endemoniados - Bater na Record tornou-se uma boa estratégia para quem sonha estar na Globo.

Sua mais recente jogada se deu no Festival Promessas, onde passou a divulgar intensamente durante os dias que precederam, apoiando com veemência o espaço global conquistado pelos “astros” gospel, afinal é isso que ele sonha. Após ter criticado abertamente a Globo (anos atrás), fez política no Twitter ao demostrar admiração pela emissora por ter aberto tal espaço: “Vamos explodir a audiência da rede globo no domingo às 13h!!! O nome do Senhor será glorificado!! 1 hora de louvor e adoração!!”.

Durante a transmissão do Festival, Silas aparecia nos intervalos das apresentações vendendo seus modelos de Bíblia e propagando a Editora Gospel. De fato ocorreram três situações: enquanto o Rei (a Globo) ganhava audiência e cumpria mais uma etapa de sua estratégia de captação de mercado evangélico, o Príncipe (o Gospel) se deslumbrava por estar na maior emissora do país sob a utopia de ganhar o Brasil para Cristo, e o bôbo (Silas) realizava seu sonho de estar no maior palco midiático do país fazendo dos seus poucos segundos de fama uma tentativa de ampliação do seu mercado gospel. Será se ele é tão bobão mesmo!?


O que o dinheiro e o poder não fazem hein!? Só sei de uma coisa: o mercado gospel está em alta, e certamente a Globo vai comer a maior fatia desse bolo. Resta saber se o bôbo estará do lado do Rei, ou somente beliscando as migalhas que caem de sua mesa.

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