Siga este blog também

Charlatões da Fé

Uns dias atras assisti um vídeo do “pastor” Silas Malafaia que me deixou estarrecido. O sujeito estava fazendo uma espécie de campanha da casa própria. Para tal fim, os inquilinos deveriam depositar num envelope “especial”, o valor correspondente ao aluguel mensal, obtendo assim a benção divina da casa registrada em seu próprio nome. E não é só. Quem já adquiriu uma casa mas continua a pagar as mensalidades do empréstimo, também foi convocado a depositar as cédulas de real no dito “envelope especial” da igreja, afim de completar com sucesso os seus anos de pagamentos.

Não li nada sobre os resultados da campanha mas tenho absoluta certeza que Malafaia deve ter lucrado muitos milhões de reais. É fácil prever isto, basta observar a forma como os evangélicos foram educados pelas igrejas no decorrer dos anos, tratados como mercadoria, tendo as suas consciências raptadas por um ensino diabólico o qual cria uma legião de clones sem personalidade, infantis e covardes, sempre sujeitos àqueles que habitam os púlpitos.

Tudo é muito fácil. Você quer uma casa própria? Basta encher o envelope com dinheiro e entregá-lo ao pastor. Quem o faz acredita piamente que Deus, ao ver as verdinhas, de alguma maneira faça a conta corrente do depositário aumentar de forma a ter condições de adquirir sua própria casa. É a ilusão da solução mágica, onde ao menor esforço, se obtêm aquilo que normalmente demonstra-se difícil.

Este é o ponto crucial. Num pais como o Brasil, onde a grande maioria da população possui baixa renda, adquirir uma casa requer um enorme esforço. São necessários anos de muito trabalho, economias e sacrifícios para alcançar este objetivo. Pessoas que costumam desistir com facilidade dos seus projetos, dificilmente obterão sucesso neste grande desafio. É aí que o lobo em pele de cordeiro lança seu veneno. Aproveitando-se das dificuldades e fraquezas das pessoas, cria este tipo de campanha que promete, ao custo de uma doação em dinheiro, que Deus irá realizar o sonho da casa própria.

A palavra mais suave que eu encontro para classificar esta atitude é charlatanismo. A meu ver o pior de tudo não é o golpe em si, mas a imagem de Deus que está formada nas consciências das pessoas. Um homem vai em frente às câmeras de televisão, fala em nome de Deus as maiores barbaridades, e multidões acolhem o discurso. Algo está muito errado.

O interessante dessas campanhas é que elas sempre envolvem dinheiro. O “Deus” deles só se move por money! Se não jorrar as verdinhas na conta do pastor, nada feito.

Este tipo de coisa só prospera porque as pessoas tem a sua fé infantilizada. Eu tenho até dificuldade de chamar esta crença de fé, porque para mim está mais para superstição. A pessoa faz com Deus o que o jogador faz com uma loteria, isto é, aposta um pouco de dinheiro para ganhar mais lá na frente. Sempre existe um prêmio a conquistar. A diferença é que dar à “Deus” paga as dívidas que pesam na consciência. Já um jogo de loteria é visto como dar ao Diabo. Certa vez ouvi um pastor dizer: “Se alguém dizima o dinheiro da loteria, eu não aceito”. Hipocrisia pouca é bobagem!

A relação dos crentes com o dinheiro é completamente torta, fruto do ensino perverso nas igrejas ao longo dos anos. Trabalho, estudo, esforço, currículo nunca são levados em consideração para conseguir um bom emprego. Os pastores conseguiram convencer as pessoas que dizimar e ofertar é suficiente para chover rios de dinheiro do céu. Eu não sei em que mundo este povo vive.

Observe que não precisa muito para enganar. Para conquistar a casa própria, o crente não deveria depositar o dinheiro num envelope qualquer, mas no “Envelope especial”. Puro marketing. Fico imaginando as pessoas refletindo: “Ah, o envelope especial!”. Se botar o din-din num que não seja especial, é capaz de Deus não dar a casa própria. Estas coisas por mais irrelevantes que pareçam tem força sobre as emoções das pessoas.

A minha oração a Deus é que abra os olhos dos ingênuos e os faça colocar a esperança nas coisas que realmente tem valor. É obvio que seria maravilhoso se todos tivessem a sua casa própria e vivessem com todo conforto possível. Mas se alguém quer estas coisas, que não faça de Deus uma banca de jogo do bicho, depositando seu suado dinheiro nas contas destes charlatões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário