Siga este blog também

O Show tem que Parar

“Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: "Levante-se, eu sou homem como você". ( Atos 10:25-26 )

Este fim de semana, numa daquelas infinitas e entediadas trocas de canal na TV, eis que surge uma imagem inusitada: Valdomiro Santiago entrando ao vivo em sua igreja, numa espécie de corredor polonês ( muito parecido com um lutador de boxe entrando para uma luta). Enquanto ele passava, havia uma grande aglomeração de pessoas ao seu redor tocando-o, esfregando fotos, lenços, toalhas e outros papéis no seu rosto suado e pelo seu corpo, tudo isso embalado por sua banda, que tocava uma música de louvor (a quem?) misturados a lágrimas e brados por parte dos fiéis.

Fiquei atônito, pois olhando nos olhos do “apóstolo do século XXI”, pude notar o contentamento e satisfação que ele sentia, de cabeça erguida, caminhar cadenciado, olhar compenetrado e com todo o jogo de câmeras por parte dos produtores do seu programa. Ao chegar à escada do púlpito, um homem com ponto no ouvido ( provavelmente alguém da direção ) fala algo no seu ouvido, ele sobe determinado e nas suas primeiras palavras, com todo o show pronto, não tive mais estomago pra ver e voltei a assistir o Globo Rural.

Isso não é novidade, eu sei, mas não consigo me acostumar com essas estrelas do mundo gospel. Uma vez fui num culto com a minha esposa e minha filha onde o pregador famoso entrou na igreja cercado de quatro “seguranças armários” que ficaram todo o tempo ao seu lado, e na pregação ocuparam os acessos ao púlpito. Como disse Jesus na parábola do “rico e Lázaro”, eles realmente estão recebendo sua “glória” aqui na terra. Eles são o centro do Show Business gospel, e a grande maioria age para que sua imagem seja cada vez mais evidenciada, com seus jatinhos, ônibus personalizados, grandes divulgações, programas de TV e muito marketing.

Nessas horas meu refúgio é lembrar com saudosismo dos primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos. Temos um Pedro revestido de poder que prega pra uma grande multidão onde se convertem cerca de três mil pessoas. Claramente um dos líderes da igreja primitiva, em seguida participa da cura de um coxo que estava à porta do templo. Após grandes pregações é levado ao Sinédrio, e mais tarde é preso junto com os outros apóstolos e liberto da prisão. Esse é o mesmo Pedro que em suas palavras cura Enéias e em uma oração sua, Dorcas é ressuscitada. E quando esse mesmo Pedro chega diante de Cornélio, e este prostra-se ousando adorá-lo, ele o faz ( não pede ) levantar-se dizendo: “Levante-se, eu sou homem como você”.

Que saudade tenho dos verdadeiros Apóstolos, que não eram parte de um show da fé, mas homens desbravadores e cheios do Espírito que sabiam que o único que deve ser adorado, evidenciado, aclamado e ter o seu nome lembrado nesta terra é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário